Vean este Land Cruiser. Aparentemente no está tan "domesticado" como los otros modelos y, en cierta forma, mantiene algo más del espiritu de los ya miticos LC Serie 80. El articulo (brasileño) está sacado de la excelente pagina de Sergio Holanda
http://sergioholanda.blogspot.com/ (y que recomiendo con firmeza).
HZJ76 faz o clássico "do Ano 2010"Para os que conhecem a marca Toyota, são apaixonados por off Road, amam aventuras e expedições o LAND CRUISER HZJ76 é mais do que uma referência de veículo 4x4, é um ícone de resistência, força e capacidade de enfrentar obstáculos.
Na categoria Clássicos a “Off Road Award” entidade mundial que analisa e nomeia os veículos todo ano como sendo o top em sua categoria e está finalizando a eleição pelo “Off-Road Clássicos” de 2010. Mais uma vez o HZJ76 deve ser eleito o veículo do ano.
O FJ76, mais conhecido, é o cinco portas Heavy Duty que melhor mistura a capacidade off Road com o conforto, onde se pode usar diariamente, sem ser cansativo com um jipe, estando mais para uma Land Cruiser série 120, e usar no off Road pesado como um jipe, só que mais equipada para isso.
Mesmo com as últimas modificações na FJ76, como adição de air-bags, Euro 5 e outros itens obrigatórios para sua comercialização em terras européias os testes de campo realizados pela “Off Road Award” demonstraram que ainda continua sendo o melhor veículo em sua categoria para uso extremo em off Road e no dia-a-dia. Que digam os Australianos, maiores consumidores deste veículo.
A Toyota tenta deixar o FJ76 com menos eletrônica possível, tanto que os sistemas de bloqueio e tração são mecânicos e não existe a opção de cambio automático. Um veículo simples, confortável e sem muito “pra que isso?”.
Fato.
Em termos de “beleza” o FJ76 é bem fora do padrão atual de SUVs, na verdade ficou aquele projeto da Land Cruiser da década de 70, mas se tem quem ache o Classe G lindo, o 76 é a perfeição, lembrando o projeto retro do FJ Cruiser que faz tanto sucesso no mundo. Em minha opinião é um lindo clássico, além de tentar manter a mecânica acima de eletrônica, o que é importante para quem pretende utilizar o veículo no off Road.
O FJ76 não é importado oficialmente para a Europa, mas existe uma corrente muito forte querendo levar essa jóia japonesa para o Mundo Europa, não faltam entusiastas e agora com a adoção de air-bags e Euro 5 no motor não está muito distante disso acontecer. E aqui no Brasil? Um belo sonho! A Toyota trabalha apenas com os veículos fabricados no MERCOSUL, mais a Land Cruiser Prado e a RAV4, porém a gama de veículos Toyota é enorme e nós apenas conhecemos oficialmente uma parte dela. Uma pena!
Alguns dados do J76:- 4,5 litros V8 turbo diesel
- Turbocharger variável com intercooler DOHC (Direct Over Head Camshafts) com 32 válvulas, com injeção direta em trilho comum
- A economia de combustível 8,5km/l com peso de carga total.
- Tanque de 180 litros dando 1.500km de autonomia.
- 210 cv e 43 kgf.m a 1.200 rpm.
- Câmbio de 5 velocidades manual com reduzida.
Algumas características:- Sistema de bomba hidráulica de alta capacidade para manobras em pisos rochosos e instalação de equipamentos extras como guincho hidráulico.
- Cambio reduzido, 2,488, dando ênfase a força.
- Feixes de molas na traseira e barras estabilizadoras na dianteira de alta resistência e flexibilidade.
- Sistema de monitoração de pressão e temperatura dos pneus.
- Acessórios diversos como: Pára-choques especiais com guincho elétrico, snorkel, sistema de navegação e muitos outros, todos originais Toyota.
- Sistema de acionamento da 4x4 no diferencial dianteiro manual, mais confiabilidade e segurança.
- Bloqueio diferencial central, dianteiro e traseiro.
Sérgio Holanda
Postado por HolandaPe 4X4 às 06:55Que quieren que les diga, para mi está barbaro...